Delegação chinesa visita FPG e fecha intercâmbio em educação




Por Joyce Nogueira e Camille Rodrigues


Uma delegação da República Popular da China, acompanhados por membros do Instituto de Políticas Governamentais e Assessoramento Parlamentar (IPGAP), foram recebidos no Rio de Janeiro por representantes da Faculdade Pinheiro Guimarães, no último mês de maio. A comitiva chinesa visitou a instituição de ensino com o intuito de conhecer as dependências de uma faculdade voltada apenas para o curso de Jornalismo. Na China o Jornalismo é basicamente impresso. Os visitantes foram recebidos pelo professor Armando Pinheiro Guimarães, diretor da faculdade, por André Luiz Cardoso, professor e coordenador do curso, e por membros da Comissão de Eventos Jornalísticos do Centro Acadêmico da FPG.



A primeira dependência visitada foi o estúdio de TV. No local, foi explicado ao grupo que os alunos têm liberdade de fazer programas de rádio ou televisão, fora de atividades de disciplinas, e colocarem na internet. Os estrangeiros também foram informados sobre a homenagem feita através de uma placa ao cinegrafista Gelson Domingos, morto durante uma troca de tiros em uma favela carioca. Por fim, conheceram a parte técnica do estúdio.


 Após a TV, visitaram o estúdio de rádio, constatando que os alunos têm a oportunidade de aprender na prática. O chefe da delegação e também diretor do departamento de Publicidade e Cultura de Ningxia, região autônoma da China, Cai Guoying, gravou pela rádio uma mensagem para os estudantes: “É um prazer muito grande visitar a faculdade (FPG), aprendemos muita coisa com vocês e esperamos poder fazer um intercâmbio” Ao conhecerem as salas de aula, que no período da manhã são utilizadas pelo colégio, os chineses se mostraram surpresos, pois em seu país não existe um espaço que seja utilizado tanto por colégio quanto por faculdade. 


A comitiva visitou também o Laboratório de Informática, local utilizado pelos alunos para criar principalmente conteúdos para internet. O grupo se mostrou muito curioso durante toda a visita. As salas da coordenação e dos professores também foram visitadas. Waldir W. Rocha, presidente do IPGAP, disse que o Instituto ministra políticas públicas para delegações chinesas e que existe uma união e laços estreitos entre Brasil e China. “A faculdade está aberta para alunos estrangeiros e seria bastante prazeroso fazer esse intercâmbio”, afirmou Armando Pinheiro Guimarães. Cai Guoying também se mostrou interessado na proposta e disse que gostaria de ser responsável pelo primeiro intercâmbio da história entre uma universidade chinesa e uma brasileira.



Fotos: Fabio Sousa

Share this post!

Bookmark and Share

1 comentários:

Thiago Fidelis disse...

Que legal! Parabéns a todos!

Postar um comentário